Paisagismo
O que é paisagismo?
Paisagismo é a técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não-urbanos. Essa área é relacionada diretamente com a arquitetura e o urbanismo e visa, em suma, organizar a paisagem.
O arquiteto paisagista tem a tarefa de repensar o ambiente visando preservar seu solo e cobertura vegetal, garantindo a continuidade botânica do espaço, além de deixá-lo mais bonito e funcional para moradores e visitantes.
Também chamado de arquitetura da paisagem, o paisagismo deve levar em conta e harmonizar quatro características importantes em seus projetos:
- Geográficas
- Hidrográficas
- Bióticas
- Humanas
Paisagismo e sustentabilidade na arquitetura tem uma forte relação, confira dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado.
Técnicas de paisagismo:
As técnicas de paisagismo na arquitetura são parte da definição de o que é paisagismo na prática.
Elas são elaboradas para que o profissional tenha um olhar construtivo sobre solo, terra, ambiente e construções ao redor da área em que ocorrerá a intervenção paisagística.
1 – Jardim Vertical
Entender o que é paisagismo sem passar pelo conceito de jardins verticais é driblar a própria tendência do segmento.
A técnica de colocar plantas na posição vertical tornou-se regra para alguns espaços livres ou não, invadindo também casas e até apartamentos.
O resultado fica bonito, elegante e cria proximidade com a natureza, mesmo quando a restrições de área de solo que pode ser coberta pela vegetação.
2 – Mobiliário externo para jardins
Para melhor aproveitar os espaços de um projeto de paisagismo, é importante proporcionar locais de convívio, recreação e mesmo de contemplação e descanso nos jardins e praças.
Alguns exemplos de móveis adequados são bancos de ferro, madeira e outros materiais sintéticos, todos eles duradouros e resistentes à chuva e ao sol.
3 – Texturas diversificadas
Uma técnica recorrente no paisagismo é o uso de texturas.
Nesse conceito, o paisagista combina folhagens, tecidos, móveis e estruturas maiores para criar um ambiente bonito e bastante aconchegante.
Assim, muros de pedra tem um efeito sobre a paisagem bem diferente de uma cerca de madeira ou de uma estrutura vazada, como treliças ou os famosos cobogós, uma criação brasileira de tijolos vazados que se encaixam.
4 – Caminhos, trilhas e recantos
Seguindo a ideia fundamental do que é o paisagismo e como ele pode ajudar a tornar o ambiente mais integrado ao convívio com a natureza, muitos profissionais adotam caminhos, trilhas e recantos em seus projetos.
A técnica define exatamente os melhores percursos para as pessoas passearem pelos jardins e aproveitarem o que ele de melhor oferece, sem enfrentar obstáculos ou danificar o que foi plantado.